Então, caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos?
Gênesis 17.17O nome dele era Abrão, casou-se com uma mulher distinta chamada Sarai e vivia em Ur dos caldeus, lugar de idolatria e culto a outros “deuses” (Gn 11.29,31). Além de ser um bem-sucedido fazendeiro, ele também era sério e interessado em conhecer o verdadeiro Deus, recusando-se a invocar falsas divindades. Um dia, ele ouviu a voz do Senhor, mandando-o sair da sua terra e ir para um lugar que lhe seria mostrado. Como cria em Deus, Abraão obedeceu à Sua ordem (leia Gênesis 12)!
Abraão levou consigo Ló, filho de seu irmão falecido. Abraão criava o sobrinho e lhe ensinava a andar com Deus, o único Senhor. Isso ocorreu há quatro mil anos. Abraão saiu sem saber seu destino, porém o Altíssimo o guardava e dirigia seus passos. Os servos de Deus agem por fé, e não por vista (2 Co 5.7), pois têm certeza de que basta orar para ver a mão divina operando em seu favor. O Senhor é o mesmo sempre!
Sara era estéril e, durante anos, esperou para que a promessa de Deus se cumprisse. Tanto ela quanto Abraão tinham conhecimento de que a redenção do mundo viria por intermédio da semente deles. Dias, meses e anos se passaram, e a promessa não se materializava. Porém, quando soube que aquela palavra se tornaria real, Abraão caiu sobre seu rosto e riu à vontade, pois somente Deus poderia realizar aquela obra. Eles sempre creram no Altíssimo e Lhe serviram.
Todos viram como Abraão riu dessa notícia, mas nenhum deles entendeu o que se passou em seu íntimo, pois o Senhor dizia algo especial em seu coração, uma mensagem inaudível. O impossível aconteceria apesar da incredulidade, motivada pelo longo período de espera de quem conhecia a história. Havia alegria no coração de Abraão, porque ninguém mais diria que essa paternidade tardia era invenção dele!
Não há como duvidar da Verdade, a qual só fala do que realmente é. Jesus Se dividiu em três partes: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Ele é o Caminho que nos leva ao Pai e traz o poder divino para agir em nós. É a Verdade que inutiliza o projeto do reino da mentira contra a vida, e é a Vida que nos mantém de pé diante do Senhor. Com Cristo, não há nem haverá perigo (Rm 8.31)!
Abraão riu de felicidade com a notícia vinda do Céu. No seu interior, ele perguntava como aquilo seria possível; afinal, Sara estava longe de poder produzir óvulo para ser fecundado. No entanto, a mocidade dela foi renovada, e, de repente, seu ciclo menstrual voltou, e ela concebeu aos 90 anos. O Médico dos médicos idealizou todo esse processo, garantindo a Sara uma gestação saudável. Que maravilha!
Abraão externou seu sentimento algum tempo depois, pois aquilo era entre ele e o seu Deus. Sara não somente concebeu, como também teve parto normal e amamentou seu filho até o tempo certo. No dia em que Isaque foi desmamado, eles deram uma festa, e os vizinhos viram que as palavras do Senhor sempre se cumprem na vida de quem O ama e Lhe serve. Creia nisso!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
fale
conosco