Mensagem de Hoje do Missionário

2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000

O CHORO DA ENGANADORA - 01/10/2023

Então, disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim e me disseste mentiras; ora, declara-me, agora, com que poderias ser amarrado.

Juízes 16.10

 

Muitas pessoas vieram ao mundo e aprenderam a arte diabólica de enganar o próximo, e isso as torna as mais perigosas do mundo. Em cada geração, nasce esse tipo de gente, que faz coisas indecentes e se mostra inocente. Para elas, fazer alguém sofrer não custa nada. Porém, por mais que tentem, não conseguirão iludir os verdadeiros cristãos. Sabemos que elas não descansarão até terem feito os outros infelizes. Isso é triste!

Dalila apelou para a sua forte característica: mostrar-se amável e enganadora ao mesmo tempo. Ela sempre conseguiria passar alguém para trás, usando sua beleza e seu charme. Com o semblante cínico, molhado de falsas lágrimas, aproximou-se de Sansão, fingindo estar sofrendo. Provavelmente, em seu interior, havia uma alma que chorava para não fazer isso, porém ela foi até o fim. Lamentável!

Há aqueles que agem assim, uns com mais lágrimas; outros com menos. Os incautos caem aos pés deles a cada minuto. Por isso, não lhes importa quanto terá de forçar os outros a acreditarem em seu “teatro”. Sansão nem se dava conta de que estava perdendo a luta, pois não percebia o que movia a sua “amada”. Como tudo aquilo ali era carne apodrecida, ele iria até o fim da sua vida, que não estava muito distante. Em breve, chegaria o momento da decisão!

O escritor da advertência ao jovem sem juízo escreveu sobre a mulher por quem Sansão se apaixonou: Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu (Pv 7.21). Um herói seduzido é como nada, porque nem a sua força será usada para dar fim ao mal cometido contra ele. A pessoa se torna um joguete nas mãos de quem  seduziu, não pensa mais em nada a não ser no que sua cabeça imagina.

Sansão seguiria os passos delineados por Dalila. Ainda que cedesse em alguma coisa, achava que a sua força o livraria de qualquer envolvimento com os filisteus. Pobre herói, ele a seguia para a morte, como relata a Palavra: E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões (Pv 7.22). Logo Sansão veria que Dalila o conduzia por um caminho sem volta. Examine-se e veja se o mesmo acontece em sua vida.

O demônio enviado por Satanás estava fazendo a obra com dedicação e apreço, pois o herói de Israel já se portava como um bobo. Dalila fez mais duas tentativas para descobrir o segredo de Sansão, e ele se aproximou da armadilha. Assim fala a Bíblia: Até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida (Pv 7.23). Israel perdia o seu libertador!

Muitos daqueles que decepcionaram o Senhor partiram sem terminar a obra. Por que deixar de andar com Jesus e seguir um enviado pelo diabo? Não faz sentido! A pessoa em pecado procede de modo contrário ao bom senso e ao que as Escrituras falam sobre o temor a Deus. Pare agora, medite no que lhe tem acontecido e volte a Quem o chamou!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

ORAÇÃO DE HOJE
 

RECEBA AS MENSAGENS EM SEU E-MAIL