Mensagem de Hoje do Missionário

O SENHOR DA NOSSA FÉ - 30/01/2020

Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo [...].

 

Romanos 4.6

 

Em todo o Antigo Testamento, vemos muitas pessoas agindo pela fé, mesmo sem entendê-la. No entanto, no Novo, Jesus explica o que ela faz em favor de quem a usa. São inúmeros os casos de servos do Senhor que escaparam de grandes problemas por meio dela. O primeiro foi Enoque, o sétimo depois de Adão, que andou com Deus e não foi mais visto, porque o Senhor o tomou para Si (Gn 5.24). Aleluia!

Sem dúvida, os jovens Sadraque (Hananias), Mesaque (Misael) e Abede-Nego (Azarias) tinham fé, pois, de outra forma, desagradariam ao Senhor. Por serem tementes a Deus e conhecerem as Escrituras – as quais proibiam que os israelitas se dobrassem diante de qualquer ser que se passasse por Deus –, tiveram a capacidade de dizer ao rei Nabucodonosor que jamais adorariam a imagem dele. Pela obediência e fidelidade ao Senhor, eles saíram ilesos da fornalha.

Pela fé, Abel ofereceu mais excelente sacrifício do que Caim e agradou a Deus. Ora, o pastor de ovelhas buscou um cordeiro bonito e sem mancha em seu rebanho e o ofereceu a Quem, um dia, ofereceria o Cordeiro, Seu Filho, para salvar a humanidade. Seu irmão, porém, pegou alguma coisa e entregou sua oferta de qualquer jeito. Por essa razão, não agradou ao Onipotente, e dele foi dito que era do maligno (1 Jo 3.12). Que divisão a fé faz na vida de uma pessoa! Misericórdia!

Daniel, cujo nome babilônico era Beltessazar, também agiu pela fé. Ele foi elevado a um dos três maiores no reino dos caldeus. Mas, na mesma noite em que isso aconteceu, o reino caiu (Dn 5.30). Ao assumir o trono, Dario, o medo, constituiu Daniel como um dos três príncipes a quem os governantes das 120 províncias prestariam contas. Quem anda com o Senhor continuará sendo honrado ainda que os reinos e seus reis mudem.

A fé fez Noé ser avisado divinamente sobre o Dilúvio que cobriria a Terra. Então, ele aparelhou uma arca para a salvação de sua casa, pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça (Hb 11.7). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6); portanto, os que não a procuram ou a recebem, mas a desprezam, desconhecem que desprezaram a vida e a solução dos seus problemas.

Davi se tornou rei de Israel pela fé, apesar de não buscar essa posição. Ele era o oitavo filho de Jessé, e o sistema vigente dava ao primogênito o privilégio em tudo na casa do pai. Entretanto, além de não deixar Samuel ungir o filho mais velho daquela casa, Deus ainda disse ao profeta: O SENHOR não vê como vê o homem (1 Sm 16.7). A fé há de acompanhá-lo por toda a vida e, depois, estará ao seu lado ao ser recebido na glória. Busque esse dom!

Bem-sucedido será quem não espera a imputação da justiça pelo que fez, mas por crer no Deus que justifica o ímpio. Nunca tente agradar ao Pai de outro modo, a não ser como Ele espera vê-lo agindo. Os verdadeiros servos agradam ao Senhor de modo perfeito, por isso receberão do justo Senhor no último Dia a tão aguardada coroa da justiça!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

ORAÇÃO DE HOJE
 

RECEBA AS MENSAGENS EM SEU E-MAIL