Cuide das maravilhas de Deus
26/06/2023
No mês de junho comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente para lembrar e conscientizar da importância de cuidar da natureza. As mudanças climáticas e a agressão ao meio ambiente estão entre as ameaças mais graves ao ser humano. Se nada for feito, no futuro, a Terra como conhecemos poderá deixar de existir. Mas não importa o quanto se fale no assunto, pouca gente compreende o que fazer para reverter essa situação. Atitudes cotidianas simples podem minimizar os danos causados à natureza.
Deus colocou o ser humano não em uma floresta selvagem, mas em um lugar que protege, alimenta e sustenta, e o homem e a mulher devem reconhecer o mundo não como propriedade a ser saqueada e explorada, e sim como dom do Criador, sinal de Sua vontade soberana. Algo a cultivar e proteger, a desenvolver no respeito, na harmonia, seguindo a lógica e os ritmos divinos (Gn 2.8-15).
Preservando o meio ambiente todos os dias
Segundo o site da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), existem maneiras bem práticas de colaborar para a preservação da natureza. Eis algumas delas:
Economize energia
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes. — Se cada casa nos Estados Unidos fizesse isso, por exemplo, o país reduziria o mesmo nível de poluição que se tirasse 1 milhão de carros das estradas. Preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos sem utilização e desligue o computador à noite. Seja eficiente na tarefas domésticas, esperando acumular roupas o suficiente para encher a máquina antes de lavá-las.
Economize papel
Evite impressões desnecessárias: ingressos (quando há a opção de e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, contas que podem ser pagas on-line… Nada disso precisa ser impresso. Ao usar papel para anotações, certifique-se de utilizá-lo todo antes de reciclar. E, ao dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas de embrulhá-los.
Desligue a torneira
Só de desligar a torneira ao escovar os dentes, é possível economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na pia, para economizar ainda mais.
Reduza o consumo de plástico
Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do Estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico é fundamental para reverter esse cenário. Muitas cidades brasileiras já aboliram a sacola plástica nos supermercados, ou passaram a cobrar por ela, para limitar o consumo desse material poluente. Se não for o caso do seu município, experimente levar as próprias sacolas, ou uma mochila, para colocar as compras. Ande com sua garrafinha para quando precisar tomar água: cerca de 90% das garrafas de plástico não são recicladas e acabam em aterros. E, se usar copos plásticos em festas, observe qual é o seu, ou adote a técnica de marcar seu nome nele com uma caneta, em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo.
Os cristãos devem sentir o peso da sua responsabilidade pela criação e precisam fazer valer essa responsabilidade também em público. Ao fazê-lo, eles não têm apenas de defender os recursos naturais, mas também proteger o ser humano de si mesmo e a vida de modo geral. É preciso uma “ecologia da humanidade”. Em outras palavras, a degradação da natureza está intimamente ligada à cultura que molda a convivência entre as pessoas em nosso planeta azul.
Cabe ao cristão encontrar o verdadeiro lugar da criação, que é a obra maravilhosa das mãos de Deus, a qual está a serviço de todos. Cabe a nós o dever de zelarmos e cuidarmos de tudo o que o Senhor nos confiou. Essa consciência e esse comprometimento são atitudes que Ele espera dos Seus filhos.
Por: Thamires Lopes
fale
conosco